Artigos Descontraindo Opiniões Resenhas Sobre o autor

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Descontraíndo | O ser mutável em mim

A coisa mais difícil para mim é permanecer imutável. Não consigo nem entender o significado de dogmas (que já me vem a fadiga), pois mudo de opinião só de estudar o conceito. E por isso sofro pela incompreensão dos outros. Todos parecem ter uma opinião formada sobre política, religião e até sobre minha vida, enquanto eu vivo mudando sobre tudo. E isso inclui minha própria vida.

A pouco tempo fui taxado de vira-casaca, por meus amigos, só por entender que o Internacional, ao invés do meu ex-time, Flamengo, seja o melhor entre todos, devido à primeira colocação na tabela do brasileirão. Já ano passado, consegui montar uma facção de injuriosos contra minha pessoa, só por mudar várias vezes de posição política. Alternando entre os trinta e dois partidos.

E não acaba por aí. Teve o dia em que acabava de me confessar ao padre da igreja dos Calvários, quando me ocorreu ser ateu. Ainda dentro do confessionário expliquei a ele toda a teoria de Darwin, bem como alguns pensamentos de Stephen Hawking e de Richard Dawkins, para fundamentar minha descrença em Deus. Nunca imaginei que houvessem seguranças numa igreja, e muito menos que estivessem preparados para aquilo.

Minha vida profissional não é imune à essa instabilidade de pensamento. Fiz cinco cursos e só consegui terminar um (porque faltei quase todas as aulas). Em uma das desistências, o professor do curso de matemática falava dos argumentos do matemático Pascal sobre religião, quando me veio à cabeça a ideia de cursar Teologia. Deixando todo o material na sala fui em busca do meu terceiro curso.

Hoje faço tratamento intensivo para aprender a conviver com a mudança repentina de opinião. Meu psicólogo me orienta a respeitar minhas mudanças, mas nunca ceder a elas. E é uma tarefa difícil, pois para tudo todos têm sua própria opinião. Acabo sempre me sentindo tentado a mudar. Não havendo lugar neste mundo que eu esteja a salvo da minha própria inconstância. A começar por minha terceira mulher Jane, que já não suporto mais. 

Um comentário: