Artigos Descontraindo Opiniões Resenhas Sobre o autor

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O aniversário

Imagem: http://www.mensagenscomamor.com/

Hoje eu estou mais velho e estão me parabenizando?

Tenho certeza que nunca fui o único a pensar, em um momento na vida, que a cada aniversário estamos, oficialmente, mais perto do fim. (Sem choro, pfvr!) O que não entendo é o sentido de sermos parabenizados por isso. Qual o sentido da Tia do Seu Paulo parabenizá-lo por completar 42 anos?

“Meu estimado sobrinho, hoje você está ficando mais velho. Logo, logo estará sofrendo com a hipertensão, que já é de família. E o problema da osteoporose? Ah! Meu querido, sua tia Aryadne quase morre de uma queda, no mês passado. Saiba que estou muito feliz por você, não vejo a hora de vê-lo andar de cadeira de rodas pela casa, isso é, se eu resistir aos próximos aniversários. Parabéns!”

Claro que não podemos nos esquecer dos presentes. Tenho quase certeza que o verdadeiro sentido está em aliviar a dor de saber que estamos nos aproximando das margens da vida. Por isso, acredito que sejam presentes de grego! (Mau gosto, em?!)

Aniversário antes do Facebook.

Pior é analisar a transformação do “aniversário” no tempo: antes e depois da internet. Acredito que possuímos um calendário muito ultrapassado. A cronologia do mundo já devia ter ganhado nova divisão. Imagine só! 10 a.f. ou 10 d.f, sendo, respectivamente, 10 anos antes do Facebook e 10 anos depois do Facebook. (Esqueçam a bíblia... mas nada de heresia, pfvr!)

Lembro de conseguir contar nos dedos a quantidade de parabéns que recebia. Além do mais, existia todo um ritual. Os presentes, as zangas com quem não lembrasse. E os amigos daqueles tempos? Agressivas ovadas e gomadas em plena praça pública, sentíamos como sentenciados de um julgamento arbitrário!

Hoje não vejo mais aquela graça, até meu banco me deseja parabéns e sucesso, com toda cordialidade do mundo. (Quanta audácia, nem dei essa liberdade!)
Sr. João Leal Fernandes, Parabéns!!
Aproveite esta data para fazer um investimento ou abertura de uma nova conta em uma de nossas agências.

Definitivamente, banco não é coisa de Deus! Fora esses infortúnios ainda temos que conviver com uma gama de e-mails e pessoas de diferentes nacionalidades, lugares e tipos. (Meu Deus! Conheço da existência de tanta gente no dia do meu aniversário.) Mas presente para aplacar minha dor, que é bom, não tem.

Qual a lógica que existe em aniversário depois dos 30?

O fato é que, quando somos crianças existe toda uma magia por trás do aniversário, isso ninguém discorda. Mas depois dos 30 anos, alguém ainda deseja chegar em casa e encontrar todos os seus amigos e familiares com um bolo e, para piorar, o numeral maior ou igual a 31 fixo na cobertura?

Filho da mãe! Você já tem mais de 30 anos! Estamos tão ansiosos para saber qual a doença que vai te acometer, que preparamos esse delicioso bolo. Aproveite, porque se for diabetes esse poderá ser o último!  Parabéns! Parabéns!  

Concluo, através dessas ponderações, que o aniversário deveria ter seu limite. Passada a idade máxima a cerimonia deveria ser alterada para uma triste cerimônia. 

Como deveria ser

Primeiro, seria preciso trocar o termo aniversário automaticamente. Proibir, expressamente, qualquer pessoa (física ou jurídica) de invocar essa inverdade. Em segundo, o tratamento também deveriam ser revisto. (Chega de ilusão!) Nada melhor do que, no caso do banco, o tratamento se dar da seguinte forma:

S.r. João Leal Fernandes, nossos pesares!
Corra, antes que seja tarde, para fazer um investimento, principalmente se você tem filhos e/ou uma saúde em bom estado, e não esqueça que, se você tiver patrimônio, é claro, de abrir uma nova conta em uma de nossas agências.

Acredito que a entrega de presente ainda deveria ser mantida, pois tem um efeito muito positivo nessas horas. Só é necessário algumas considerações. Ao invés de presentes do tipo não duráveis, deveriam ser preferíveis os duráveis. (Claro que estou me referindo a um investimento em um bom plano de aposentadoria ou mesmo, o que é mais importante, um plano de saúde.)

Ah, sim! Quase ia esquecendo. Hoje é meu aniversário, e como ainda não tenho 30 anos, então aceito um "parabéns" e presentes, para aplacar a dor. 

Um forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário